-
Arquitetos: Barkow Leibinger
- Área: 50039 m²
- Ano: 2014
-
Fotografias:David Franck, Ina Reinecke
-
Fabricantes: WACOTECH
Descrição enviada pela equipe de projeto. HAWE, um fabricante de sistemas hidráulicos móveis e componentes hidráulicos, iniciou um concurso de design em 2008, no qual Barkow Leibinger venceu, para um novo centro de produção no contexto de uma paisagem agrícola na borda da estrada Baviera Allgäu e dos Alpes.
Depois de um adiamento devido à crise econômica internacional do período de intervenção, o projeto de 50.000 metros quadrados foi simplificado, desenvolvido e completado no prazo e no seu orçamento em 2014.
Concebido como uma "fábrica verde" a planta está organizada em torno de um "cata-vento" de quatro volumes de salas de produção, que giram em torno de um pátio central rodeado por escritórios, salas de conferência e cafeteria com vista para o sul e para os Alpes. a organização em forma de cata-vento proporciona aos trabalhadores a vista da paisagem e ajuda a dimensionar o grande edifício no contexto da paisagem. As aberturas em shed nas coberturas imitam a topografia alpina.
O princípio organizacional de "quatro folhas" do edifício reflete e permite que os processos de produção e a planta sejam lógicos. Este fluxo de rotação de trabalho começa com a entrega de matérias-primas, na entrada leste, levando a pré-fabricação, a produção, ao tratamento de superfície e a montagem e, por fim, para o transporte. Esta forma proporciona uma boa orientação, flexibilidade, bem como a possibilidade de crescimento e expansão e espaços de trabalho bem iluminados.
Os salões de produção são complementados por zonas programáticas definidas como blocos centrais de concreto pré-fabricado que estão ligadas ao centro, em torno do pátio. Estes salões contêm escritórios que são espacialmente relacionadas com salas de projeção aos andares superiores, onde estão as salas de conferências e a cafeteria com seus terraços com amplas vistas para os Alpes.
A fim de aumentar a velocidade da construção e reduzir os custos, as vigas dos salões e os elementos metálicos da cobertura foram pré-fabricados. A integração dos sistemas mecânicos e do sistema estrutural em grade permitiu layouts flexíveis. Os sheds na cobertura são orientados para o norte oferecendo iluminação natural, enquanto as superfícies opacas dos galpões orientam-se para o sul com painéis fotovoltaicos.
Outras características sustentáveis incluem um sistema de recuperação de calor, onde o calor residual das máquinas é integrado ao sistema de aquecimento e refrigeração central. Além disso, a eletricidade e refrigeração são produzidos através de uma central térmica a gás. A iluminação em LED é utilizada exclusivamente em todo o edifício. Águas residuais da produção são totalmente reintegradas ao processo através de um evaporador.
A fábrica é exemplificada aqui por um flexível e modulado sistema de construção que aumenta a área de trabalho e melhora os processos de produção.